quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ed. Física - Biodiversidade e a História da Flor e das Borboletas (Unidade Didática)

Na expressão pelo movimento tentamos introduzir novidades e promover mudanças em tudo o que se refere à imaginação, pensamento criativo e originalidade. No conjunto das últimas 3 aulas e em articulação com o trabalho que está a ser feito na sala com as educadoras do Jogo Dramático (JD), apelámos à expressão no sentido de transformar “história das árvores e da borboleta” e o tema geral da “Biodiversidade” tentando chegar a produtos diferentes e originais, através da representação e da interiorização da experiência.
Jogámos ao “jogo das Flores e da borboleta”, naturalmente inspirado na história que ouvimos na sala do JD. Haviam as flores e as borboletas que voavam a volta das flores, ao sinal as borboletas tinham que rapidamente se posicionar no local indicado pelo professor, que podia ser em cima da flor, em baixo (foto), à frente, atrás ou de lado.
 

Depois escolhemos um dos desenhos que estavam espalhados pela sala relacionado com a biodiversidade e à nossa maneira interpretamos essas imagens com movimentos. Alguns deslocaram-se pelo espaço como borboletas, grilos, abelhas, cobras, golfinhos, como ou vento e até quem fizesse de flores ou de sol.



Fizemos representações por pares. Nesta foto temos uma flor triste e uma flor contente.
 

Nesta foto o Sol nasce por detrás das nuvens.


Também jogamos ao jogo dos habitats. De um lado da corda era um habitat e do outro lado era outro habitat completamente diferente. Na foto temos de um lado da corda o deserto (muito calor) e do outro lado da corda o pólo norte (muito frio). Também representamos o habitat aéreo / aquático, e outros que foram sugeridos pelos alunos.


Por fim jogamos ao jogo dos escultores a pares, um interpretou o papel de escultor e o outro de barro. O escultor ia modelando o barro com o objectivo de lhe dar a forma expressiva desejada.


Com esta Unidade Didática desenvolvemos e potenciámos a originalidade de cada criança, divertimo-nos e consolidámos conceitos de que temos vindo a falar ao longo do ano na nossa sala do JD.

Sem comentários:

Enviar um comentário